“Acaso Deus não fará justiça aos seus escolhidos, que clamam a ele dia e noite? Continuará fazendo-os esperar?” – Lucas 18:7
Muitas vezes, nos perguntamos: por que Deus demora tanto para responder? Por que Ele espera até o último instante, quando já não há dinheiro, a saúde se foi ou tudo parece perdido? Por que Ele não responde logo, quando oramos com tanta fé e urgência?
A verdade é que os caminhos de Deus não seguem a nossa lógica. Seu tempo pode até parecer atrasado aos nossos olhos, mas é sempre o momento exato para cumprir Seus propósitos. Quando não ouvimos nada, Ele ainda está falando. Quando não vemos nenhum sinal, Ele continua agindo. Silenciosamente, com sabedoria e amor, Ele trabalha nos bastidores da nossa história.
Nada em nossa vida é por acaso. Cada situação, cada espera, cada lágrima tem um propósito. Com Deus, não existem acidentes — existem processos que moldam o nosso caráter e nos aproximam dEle.
Veja o exemplo do povo de Israel. A caminhada direta do Egito até a Terra Prometida levaria cerca de 11 dias, mas Deus os conduziu por um caminho que durou 40 anos. Por quê? A resposta está em Deuteronômio 8:2:
“para humilhá-los e prová-los, a fim de saber o que havia no coração de vocês”
Deus não estava apenas preocupado com a chegada, mas com a preparação. Ele não queria que o povo apenas alcançasse a bênção — queria que estivessem prontos para vivê-la.
Talvez hoje você esteja no “deserto” da espera. Mas lembre-se: Deus está mais interessado em quem você se torna nesse processo do que na rapidez com que você chega ao seu destino. O tempo dEle é sempre perfeito. Confie, persevere e creia: Ele nunca se atrasa.
Jamerson Silva Araújo é escritor, teólogo por vocação e discípulo de Cristo por convicção. Após anos de ceticismo, encontrou a fé ao estudar as Escrituras com o desejo de refutá-las — e acabou transformado por elas. É autor do livro Jornada ao Santuário e criador de conteúdos voltados à edificação da fé cristã com base no princípio do Sola Scriptura. Atualmente, dedica-se a projetos como “Até a Última Página“, onde divide com os leitores a oportunidade de opinar e participar de seus futuros livros.